Análise de procedimentos ambulatoriais realizados em um centro municipal de saúde do Rio de Janeiro

Autores

  • Pollyane R. Miranda Departamento de Medicina Integral, Familiar e Comunitária. Faculdade de Ciências Médicas. Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro. RJ, Brasil.
  • Mário Rogério S. Santos Departamento de Medicina Integral, Familiar e Comunitária. Faculdade de Ciências Médicas. Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro. RJ, Brasil.
  • Ana Claudia S. Chazan Departamento de Medicina Integral, Familiar e Comunitária. Faculdade de Ciências Médicas. Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro. RJ, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.12957/rhupe.2016.29449

Resumo

A Atenção Primária à Saúde (APS) vem intensificando seu papel na atenção integral e longitudinal. A resolutividade em até 80% das demandas a qualifica como coordenadora do cuidado. Houve um aumento do modelo Estratégia de Saúde da Família na APS da cidade do Rio de Janeiro de 2009 (7%) a 2012 (40%), e neste processo estão inseridos programas de residência em Medicina de Família e Comunidade (MFC), visando à qualificação dos profissionais atuantes na APS. Uma das competências cabíveis ao Médico de Família e Comunidade é a realização de procedimentos e cirurgias ambulatoriais. Foi feita uma análise quantitativa dos procedimentos realizados no Centro Municipal de Saúde Maria Augusta Estrella no período de 1º de junho a 30 de novembro de 2015, a fim de verificar os mais frequentes, discutindo-se a inserção do residente em MFC neste serviço para formação qualificada. Também foram avaliadas as condições de funcionamento do serviço de cirurgia ambulatorial, ressaltando-se as facilidades e dificuldades. Os procedimentos realizados são compatíveis com os descritos nas principais fontes de orientação de realização de procedimentos/cirurgias ambulatoriais, essenciais à formação do residente. A realização de procedimentos compõe os atributos essenciais à APS, portanto é necessário investimento em estudos posteriores acerca desta competência para aprimorá-la.

Descritores: Procedimentos; Cirurgia ambulatorial; Atenção primária à saúde; Medicina de família e comunidade; Educação médica.

Biografia do Autor

Pollyane R. Miranda, Departamento de Medicina Integral, Familiar e Comunitária. Faculdade de Ciências Médicas. Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro. RJ, Brasil.

Departamento de Medicina Integral, Familiar e Comunitária. Faculdade de Ciências Médicas. Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro. RJ, Brasil.

Mário Rogério S. Santos, Departamento de Medicina Integral, Familiar e Comunitária. Faculdade de Ciências Médicas. Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro. RJ, Brasil.

Departamento de Medicina Integral, Familiar e Comunitária. Faculdade de Ciências Médicas. Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro. RJ, Brasil.

Ana Claudia S. Chazan, Departamento de Medicina Integral, Familiar e Comunitária. Faculdade de Ciências Médicas. Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro. RJ, Brasil.

Departamento de Medicina Integral, Familiar e Comunitária. Faculdade de Ciências Médicas. Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro. RJ, Brasil.

Referências

Almeida PF, Fausto MCR, Giovanella L. Fortalecimento da atenção primária à saúde: estratégia para potencializar a coordenação dos cuidados. Rev. Panam Salud. 2011:29(2)84-85

Harzeim E; Lima KM, Hauser L. Reforma da Atenção Primária a Saúde no Rio de janeiro- Avaliação dos três primeiros anos de clínica da Família. Rio Grande do Sul; 2013.

Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil (SMSDC) - Coordenadoria Geral de Saúde da Área Programática 2.2. CAP 2.2. Disponível em: <http://cap22tijuca.blogspot.com.br/p/unidades.html>. Acesso em: 02 dez. 2015.

Vilarins GCM, Shimizu HE, Gutierrez UM. A regulação em saúde: Aspectos conceituais e operacionais. Saúde em Debate.2012;36(95): 640-647.

Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade. Currículo Baseado em Competências para Medicina de Família e Comunidade; 2015.

Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil (SMSDC) - Superintendência de atenção Primária. Carteira de Serviços prestados na Atenção Primária; 1ª edição; 2011.

Brasil. Caderno de atenção Primária – Procedimentos. Brasília, DF: Ministério da Saúde;2011.

Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil (SMSDC) - Coordenadoria Geral de Saúde da Área Programática 2.2. Centro Municipal de Saúde Maria Augusta Estrella. Disponível em: <http://smsdc-cmsmaestrella.blogspot.com.br>. Acesso em:02 dez. 2015.

Centro Municipal de Saúde Maria Augusta Estrella. Planilha Procedimentos – CMS MAE Disponível em: <https://docs.google.com/spreadsheets/d/1anVKV30nMsPZxWhY5ZHqs9wQTSjXeBoRJQU6sUVbfO0/edit#gid=0>. Acesso em: 01 dez. 2015.

Centro Municipal de Saúde Maria Augusta Estrella. Boletim de Produção Ambulatorial (01/06/2015 a 30/11/2015). Disponível em: VITA his CARE E-Health Solution. Acesso em: 02 dez. 2015.

Alves RF, Silva RP, Ernesto MV, et al. Gênero e saúde: o cuidar do homem em debate. Psicologia: Teoria e Prática.2011;13(3):152-166.

Jaakkimainen RL, Sood PR, Schultz SE. Office-based procedures among urban and rural family physicians in Ontario. Can Fam Physician 2012; 58(10):578-587

Downloads

Publicado

2016-09-19