Alucinógenos, anfetaminas e comportamento suicida - revisão integrativa da literatura

Autores

  • Tatiana P. S. da Silva Departamento de Neuropsiquiatria e Ciências do Comportamento. Universidade Federal de Pernambuco. Recife, PE, Brasil.
  • Murilo D. C. Lima Departamento de Neuropsiquiatria e Ciências do Comportamento. Universidade Federal de Pernambuco. Recife, PE, Brasil.
  • Everton B. Sougey Departamento de Neuropsiquiatria e Ciências do Comportamento. Universidade Federal de Pernambuco. Recife, PE, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.12957/rhupe.2016.22359

Resumo

OBJETIVO: descrever através de uma revisão integrativa da literatura os relatos sobre o consumo de alucinógenos e anfetaminas e a presença do comportamento suicida. MÉTODO: Foi realizada uma revisão de literatura do tipo integrativa. A procura sistemática de artigos foi realizada na PubMed; MEDLINE; LILACS; PsycInfo e  SciELO. Foram considerados descritores os termos: “tentativa de suicídio”, “Alucinógenos” “Anfetaminas” e “comportamento suicida”. A seleção foi restrita aos artigos publicados entre janeiro de 1994 a novembro de 2014. Foram obtidos 250 artigos. Destes, apenas oito artigos preencheram os critérios de inclusão e exclusão. RESULTADOS: O ano de 2013 foi associado ao maior numero de produções. A maioria das pesquisas foi realizada em países europeus, predominando os estudos de caso-controle seguidos de ensaios retrospectivos e descritivos realizados com amostras acima de 1.000 indivíduos. A maioria dos estudos aponta que o uso de substâncias corresponde a um dos fatores de risco para o comportamento suicida e as anfetaminas aumentam as chances de tentativas e ideações suicidas em até 80%. Os usuários de anfetaminas e alucinógenos apresentam taxas de ideação superiores, quando comparados com usuários de outros fármacos. CONCLUSÃO: Os dados reforçam a premissa de que o uso de determinadas substâncias como as anfetaminas e alucinógenos podem ser fatores para a presença do comportamento suicida necessitando de discussões mais ampliadas. As análises dessas questões contribuem para pesquisas futuras que objetivem reduzir as taxas de comportamento suicida, sobretudo em âmbito nacional onde as pesquisas ainda são escassas.

Descritores: Tentativa de suicídio; Alucinógenos; Anfetaminas.

Biografia do Autor

Tatiana P. S. da Silva, Departamento de Neuropsiquiatria e Ciências do Comportamento. Universidade Federal de Pernambuco. Recife, PE, Brasil.

Departamento de Neuropsiquiatria e Ciências do Comportamento. Universidade Federal de Pernambuco. Recife, PE, Brasil.

Murilo D. C. Lima, Departamento de Neuropsiquiatria e Ciências do Comportamento. Universidade Federal de Pernambuco. Recife, PE, Brasil.

Departamento de Neuropsiquiatria e Ciências do Comportamento. Universidade Federal de Pernambuco. Recife, PE, Brasil.

Everton B. Sougey, Departamento de Neuropsiquiatria e Ciências do Comportamento. Universidade Federal de Pernambuco. Recife, PE, Brasil.

Departamento de Neuropsiquiatria e Ciências do Comportamento. Universidade Federal de Pernambuco. Recife, PE, Brasil.

Downloads

Publicado

2016-04-08

Edição

Seção

Artigos