Ambulatório de diabetes mellitus: ações de enfermagem na atenção secundária em saúde

Autores

  • Raíla de S. Santos Programa de Epidemiologia em Saúde Pública. Escola Nacional de Saúde Pública. Fundação Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. Serviço de Diabetes. Policlínica Piquet Carneiro. Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
  • Amanda V. Torres Programa de Pós Graduação em Ciências Médicas. Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Serviço de Diabetes da Policlínica Piquet Carneiro. Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.12957/rhupe.2015.20063

Resumo

Este relato de experiência tem como objetivo descrever a implementação do serviço e as ações da equipe de enfermagem em um ambulatório de diabetes. O ambulatório faz parte do conjunto de clínicas de uma policlínica de assistência secundária da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e oferece atendimento integral com equipe multiprofissional (médico, enfermeiro, psicólogo, nutricionista, fisioterapeuta, pedagogo e educador físico) para usuários com diagnóstico de diabetes mellitus tipo 1, tipo 2 e diabetes gestacional. A equipe de enfermagem do ambulatório se integra a uma equipe multiprofissional e orienta as ações no cuidado ao paciente diabético a partir das diretrizes para o cuidado das pessoas com doenças crônicas. A consulta de enfermagem, as ações educativas (sala de espera e grupos) e a realização de retinografia para rastreamento da retinopatia diabética (RD) estão entre as principais atividades desenvolvidas pela equipe de enfermagem do ambulatório para o acompanhamento do paciente diabético. Em relação à retinografia, temos experiência exitosa no ambulatório, com a finalidade de prevenir e melhor tratar a retinopatia diabética, a fim de proporcionar maior qualidade de vida ao paciente diabético e menor custo social, evitando longas filas e aumentando a realização do exame para pacientes que nunca tinham realizado. A equipe de enfermagem, portanto, busca disseminar orientações que estimulam o usuário a buscar o autocuidado diário, promovendo uma melhor qualidade de vida e maior autonomia no controle e tratamento do diabetes.

Descritores: Diabetes mellitus; Retinopatia diabética; Educação em saúde; Atenção secundária à saúde; Cuidados de enfermagem.

Downloads

Publicado

2015-12-30

Edição

Seção

Artigos