Exercício físico e envelhecimento: benefícios à saúde e características de programas desenvolvidos pelo LABSAU/IEFD/UERJ

Autores

  • Nádia Silva Laboratório de Atividade Física e Promoção da Saúde. Instituto de Educação Física e Desportos. Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
  • Cristiane Brasil Secretaria do Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida. Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
  • Hélio Furtado Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. Secretaria do Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
  • João Costa Laboratório de Atividade Física e Promoção da Saúde. Instituto de Educação Física e Desportos. Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
  • Paulo Farinatti Laboratório de Atividade Física e Promoção da Saúde. Instituto de Educação Física e Desportos. Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.12957/rhupe.2014.10129

Resumo

Progressos sociais, políticos, econômicos e ambientais e o avanço científico em diferentes áreas têm proporcionado melhorias nas condições de vida e saúde das populações, desse modo influenciando a expectativa de vida. Analisado sob a ótica das teorias biológicas, o envelhecimento é caracterizado pela degeneração das funções e estruturas orgânicas. Sendo assim, tende a haver um declínio gradativo das capacidades motoras. Nesse contexto, o exercício físico regular vem sendo apontado como um fator importante no que se refere à preservação da autonomia funcional e por auxiliar na prevenção e controle de doenças crônico-degenerativas. O presente artigo tem por objetivo revisar a literatura sobre os benefícios do exercício físico para a saúde e qualidade devida do idoso, bem como apresentar para essa população propostas de programas de exercícios físicos que vêm sendo desenvolvidos no Laboratório de Atividade Física e Promoção da Saúde do Instituto de Educação Físicae Desportos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (LABSAU). Em suma, o exercício físico sistematizado pode acarretar benefícios na esfera física e mental, proporcionando melhor qualidade de vida ao idoso. O LABSAU, através de seus projetos e parcerias, vem oferecendo oportunidades de engajamento da pessoa idosa em programas regulares de atividades físicas de diversas naturezas, contribuindo com o desenvolvimento dessa área de interesse no estado do Rio de Janeiro.

Descritores: Exercício físico; Idoso; Aptidão física; Qualidade de vida; Educação física e treinamento.

 

Revista HUPE, Rio de Janeiro, 2014;13(2):75-85

doi: 10.12957/rhupe.2014.10129

Biografia do Autor

Nádia Silva, Laboratório de Atividade Física e Promoção da Saúde. Instituto de Educação Física e Desportos. Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Laboratório de Atividade Física e Promoção da Saúde. Instituto de Educação Física e Desportos. Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Cristiane Brasil, Secretaria do Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida. Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Secretaria do Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida. Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Hélio Furtado, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. Secretaria do Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. Secretaria do Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

João Costa, Laboratório de Atividade Física e Promoção da Saúde. Instituto de Educação Física e Desportos. Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Laboratório de Atividade Física e Promoção da Saúde. Instituto de Educação Física e Desportos. Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Paulo Farinatti, Laboratório de Atividade Física e Promoção da Saúde. Instituto de Educação Física e Desportos. Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Laboratório de Atividade Física e Promoção da Saúde. Instituto de Educação Física e Desportos. Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Downloads

Publicado

2014-03-31