A ruptura entre economia e política no mundo do capital

Autores

  • Jaime Osorio Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM)

DOI:

https://doi.org/10.12957/rep.2013.7565

Resumo

Se o capital é unidade diferenciada de relações de exploração e domínio, cabe se perguntar sobre as razões que o fazem suscitar a ruptura entre economia e política, de modo que cada uma destas dimensões acabam por se constituir como disciplinas sociais autônomas. Cabe também a questão sobre as consequências de uma segunda ruptura, agora das relações sociais que formam tais disciplinas, e de suas expressões enquanto coisas, como o mercado, o contrato social. A recriação do imaginário de um mundo de homens livres e iguais está na base dessa dupla ruptura.

Biografia do Autor

Jaime Osorio, Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM)

Doutor pelo Colegio de México, professor e investigador do Departamento de Relaciones Sociales – Universidad Autónoma Metropolitana (UAM) – Xochimilco e Programa de Posgrado en Estudios Latinoamericanos – Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM). Seu último livro se intitula Estado, biopoder, exclusión: análisis desde la lógica del capital, Editorial Anthropos/UAM, Barcelona, 2012.

Downloads

Publicado

30-09-2013

Como Citar

Osorio, J. (2013). A ruptura entre economia e política no mundo do capital. Revista Em Pauta: Teoria Social E Realidade contemporânea, 11(31). https://doi.org/10.12957/rep.2013.7565

Edição

Seção

Crise e Desenvolvimento