Crise do capital e dilemas do desenvolvimento: padrão brasileiro de inserção no capitalismo mundializado

Autores

  • Alba Maria Pinho de Carvalho PUC/RJ
  • Alba Tereza Barroso de Castro UFRJ e UERJ

DOI:

https://doi.org/10.12957/rep.2013.7560

Resumo

Este artigo consubstancia uma reflexão sobre o sistema do capital na contemporaneidade, delineando a sua crise estrutural. Configura os circuitos da acumulação rentista, enfatizando a emergência do neodesenvolvimentismo no contexto da crise e da recessão, no século XXI. Demarca, de modo particular, o padrão de inserção do Brasil no capitalismo mundializado, discutindo a inflexão na política econômica, nos últimos sete anos, ao manter o núcleo duro da política de ajuste, incorporando a dimensão do desenvolvimentismo. Circunscreve o arranjo brasileiro de uma economia cujo dinamismo está focado no consumo do mercado interno, com destaque para a política de redução de pobreza. Assim, sinaliza para os riscos e tensões no contexto do país no século XXI. A nossa pretensão é apontar interpelações postas ao pensamento crítico no presente.

Biografia do Autor

Alba Maria Pinho de Carvalho, PUC/RJ

Assistente social, mestre em Serviço Social (PUC/RJ), doutora em Sociologia (UFCE), pós-doutora (Univ. Coimbra/Portugal) e professora associada do Departamento de Ciências Sociais/UFC, integrando o colegiado da Pós-Graduação em Sociologia e do Mestrado Profissional em Avaliação de Políticas Públicas (MAPP).

Alba Tereza Barroso de Castro, UFRJ e UERJ

Assistente social, mestre em Serviço Social (UFRJ), doutora em Serviço Social (PUC-SP), pós-doutoranda (Sociologia/UFC), professora associada da Faculdade de Serviço Social e pesquisadora do Centro de Estudos Octávio Ianni daUniversidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Downloads

Publicado

30-09-2013

Como Citar

Pinho de Carvalho, A. M., & Barroso de Castro, A. T. (2013). Crise do capital e dilemas do desenvolvimento: padrão brasileiro de inserção no capitalismo mundializado. Revista Em Pauta: Teoria Social E Realidade contemporânea, 11(31). https://doi.org/10.12957/rep.2013.7560

Edição

Seção

Crise e Desenvolvimento