As raízes da crise econômica mundial

Autores

  • François Chesnais Université Paris XIII

DOI:

https://doi.org/10.12957/rep.2013.7556

Resumo

Este artigo aborda a raiz e a natureza das crises capitalistas, considerando os traços da crise em curso, tendo em vista o elevado grau de densidade nas relações de interconexão e de rapidez de interações na atualidade. É neste quadro que as questões mais essenciais, tais como superacumulação, superprodução, superpoder das instituições financeiras e concorrência intercapitalista são abordadas. Parece não haver uma “saída” para o capital no horizonte próximo, frente à patente fraqueza dos instrumentos de política econômica. Neste contexto, o futuro dos trabalhadores e dos jovens depende em grande medida de sua capacidade de abrir espaços e “tempos de respiro” político próprios, a partir de dinâmicas nas quais somente eles podem ser o motor. Torna-se decisiva a capacidade que terão os movimentos de se organizar para uma ação que abra vias ao pensamento coletivo.

Biografia do Autor

François Chesnais, Université Paris XIII

Professor emérito da Université Paris XIII e um dos principais intérpretes da atual crise capitalista, com vários trabalhospublicados em português, como A Mundialização do capital(Xamã), As dívidas ilegítimas (Temas e Debates) e A finança mundializada: raízes sociais e políticas (Boitempo).

Downloads

Publicado

30-09-2013

Como Citar

Chesnais, F. (2013). As raízes da crise econômica mundial. Revista Em Pauta: Teoria Social E Realidade contemporânea, 11(31). https://doi.org/10.12957/rep.2013.7556

Edição

Seção

Crise e Desenvolvimento