Processo de formação crítica e processo social: a questão da ideologia em Gramsci

Autores

  • Douglas Ribeiro Barboza
  • Jacqueline Aline Botelho Lima

DOI:

https://doi.org/10.12957/rep.2012.3892

Resumo

 O presente artigo objetiva, a partir das reflexões gramscianas acerca da ideologia, analisar como o processo de formação crítica (de intervenção ativa e consciente no processo da história do mundo) é o resultado de um processo  social,  de  uma  formação  político-ideológica.  Parte-se  da  crítica gramsciana ao equívoco de se atribuir uma relação não-dialética de causa e efeito entre estrutura e superestrutura, reflexão esta consubstanciada pelos debates sobre os conceitos de ideologia e consciência em Marx e Engels e aconcepção  positiva  de  ideologia  no  pensamento  do  marxista  italiano.  Por fim, ao tratar-se a hegemonia como a responsável por guiar o processo deafirmação e difusão das ideologias, resgata-se a importância da compreensão gramsciana da indissociabilidade entre luta política, luta econômica e luta ideológica para uma melhor apreensão da realidade social contemporânea.

Biografia do Autor

Douglas Ribeiro Barboza

Assistente Social, mestre, doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Universidade doEstado do Rio de Janeiro (PPGSS/UERJ) e professor assistente do curso de Serviço Social da Universidade Federalde Ouro Preto (DECSO/ICSA/UFOP)

Jacqueline Aline Botelho Lima

Assistente Social, mestre em Políticas Públicas e Formação Humana (PPFH), doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGSS/UERJ) e bolsista da Coordenaçãode Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)

Downloads

Publicado

25-09-2012

Como Citar

Barboza, D. R., & Lima, J. A. B. (2012). Processo de formação crítica e processo social: a questão da ideologia em Gramsci. Revista Em Pauta: Teoria Social E Realidade contemporânea, (29), 65–84. https://doi.org/10.12957/rep.2012.3892

Edição

Seção

Teoria Social e Serviço Social