Sobre o processo de formação da consciência: limites e potencialidades para a afirmação de projetos coletivos

Autores

  • Fátima da Silva Grave Ortiz

DOI:

https://doi.org/10.12957/rep.2012.3879

Resumo

O texto tem por objetivo contribuir com a análise do processo de constituição da consciência e da alienação, mostrando suas particularidades na ordem capitalista. Objetiva ainda fundamentar a necessidade de fortalecimento da consciência crítica para a construção de uma nova ordem societária.Parte do pressuposto que a consciência não é uma condição natural do homem, mas um processo que se constitui a partir da relação do homem com o trabalho. Esta relação se transforma durante a história, em especial com o capitalismo, que gera particulares formas de alienação. Este processo incide diretamente sobre a capacidade que os sujeitos têm de associarem-se a projetos coletivos.

Biografia do Autor

Fátima da Silva Grave Ortiz

Assistente social, mestre e doutora em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e professora adjunta da Escola de Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ESS/UFRJ)

Downloads

Publicado

25-09-2012

Como Citar

Ortiz, F. da S. G. (2012). Sobre o processo de formação da consciência: limites e potencialidades para a afirmação de projetos coletivos. Revista Em Pauta: Teoria Social E Realidade contemporânea, (29), 17–34. https://doi.org/10.12957/rep.2012.3879

Edição

Seção

Teoria Social e Serviço Social