Mãos que trabalham

Autores

  • Mônica Maria Torres de Alencar Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.12957/rep.2017.30389

Resumo

Em sala de aula, ao refletir com os alunos o texto de Engels Sobre o papel do trabalho na transformação do macaco em homem, escrito em 1876, me vi fascinada com a discussão acerca do processo de especialização que as mãos sofreram no processo de desenvolvimento do homem. Durante milhares de anos, no período de transição do macaco ao homem, as mãos tornaram-se livres e adquiriram uma maior habilidade e flexibilidade. Os homens passaram, cada vez mais, a ter uma maior destreza para a realização das mais diferentes atividades e com isso podiam atender as suas necessidades. Para Engels, “a mão não é apenas o órgão do trabalho; é também produto dele” (p.13). O fato é que, a mão do homem modificou-se ou afinou-se, tornando-se capaz de realizar novas funções, com um grande grau de complexidade. Com o desenvolvimento da linguagem e, sobretudo, do cérebro, o homem foi capaz de executar operações mais complexas e, por consequência, passaram a se propor e alcançar objetivos elevados.

Foi a partir do registro desta reflexão que comecei a me interessar pelas mãos humanas, observando-as em ação, nas mais diferentes atividades e movimentos. O passo seguinte foi dedicar-me a produzir imagens fotográficas de mãos, primeiro com um sentido mais aberto, ao considerar as várias possibilidades de uso das mãos, dentre as quais se insere a própria arte em geral, o ato fotográfico, por exemplo, ou mesmo o seu uso cotidiano nos afazeres domésticos e outros tantos atos que não podem prescindir das mãos. As mãos acariciam, em outro momento podem agitar-se e compor uma figura humana em animação e ímpetos profundos, como no calor de uma discussão por exemplo. Podem ser ferozes, habilidosas, sôfregas, pacatas e gentis. Podem oferecer ajuda e conforto para quem delas precisam, se juntarem em oração ou mesmo cometerem atos vis, numa dança de possibilidades de cadências e ritmos.

Todavia, aqui apresento um conjunto de imagens fotográficas que tomam o uso direto das mãos em atividades relacionadas ao trabalho, no qual, homens e mulheres trabalhadoras fazem de suas mãos instrumentos para a realização da atividade.

Biografia do Autor

Mônica Maria Torres de Alencar, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutora em Serviço Social. Professora Associada da Faculdade de Serviço Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Integrante do Laboratório de Imagem – LI/FSS/UERJ.

Downloads

Como Citar

de Alencar, M. M. T. (2017). Mãos que trabalham. Revista Em Pauta: Teoria Social E Realidade contemporânea, 15(39). https://doi.org/10.12957/rep.2017.30389

Edição

Seção

Mostra Fotográfica | Photography Exhibition