Assistência estudantil brasileira e a experiência da Uerj: entre a inovação e o atraso na atenção ao estudante

Autores

  • Simone Eliza do Carmo Lessa Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

DOI:

https://doi.org/10.12957/rep.2017.30381

Resumo

Apresentamos a política de assistência estudantil brasileira em sua trajetória história e em conexão com o trabalho dos assistentes sociais. Apontamos, ainda, a experiência de atenção ao estudante construída na Uerj, refletindo acerca das potencialidades não exploradas contidas nesta instituição. Por fim, destacamos a importância da constituição de uma efetiva assistência estudantil na Uerj.

Palavras-chave: educação; assistência estudantil; Serviço Social; Uerj.

 

Abstract – In this article, we present the policy and historical trajectory of Brazilian student aid, in connection with the activity of social workers. We analyze as well the experience of attention to students at Rio de Janeiro State University (UERJ), reflecting upon its unexplored potential. Finally, we present the importance of effective affirmative action at UERJ.

Keywords: education; student aid; Social Work; Uerj.

Biografia do Autor

Simone Eliza do Carmo Lessa, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Assistente Social. Doutora em Serviço Social (UFRJ) e Professora do Departamento de Políticas Sociais da Faculdade de Serviço Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (DPS/FSS/UERJ).

Downloads

Como Citar

Lessa, S. E. do C. (2017). Assistência estudantil brasileira e a experiência da Uerj: entre a inovação e o atraso na atenção ao estudante. Revista Em Pauta: Teoria Social E Realidade contemporânea, 15(39). https://doi.org/10.12957/rep.2017.30381

Edição

Seção

Artigos - Tema Livre | Articles - Free Theme