“Sexo pelo sexo” para homens e “sexo por amor” para mulheres

Autores

  • Luciana Zucco
  • Amanda Frazão

DOI:

https://doi.org/10.12957/rep.2011.2939

Resumo

 O presente trabalho analisa os discursos sobre sexo veiculados por revistas femininas e masculinas. Estudos anteriores constataram que aos avanços da condição feminina na sociedade ocidental somam-se modelos reificadores de uma ideologia normatizante das relações sexuais.  A hipótese é de que as revistas também reproduzem discursos diferenciados para homens e mulheres, reafirmando o sexismo cultural (MORAES, 2002). Foram analisadas as reportagens sobre sexo anunciadas nas capas de Nova e Men’s Health, em 2007, com base na análise de discurso (ORLANDI, 2001). Men’s Health  se dirige ao público masculino através de um discurso direto e objetivo, uma vez que sexo é culturalmente considerado “coisa de homem”.  Nova apresenta enunciados de promoção da autonomia sexual, revisitando velhos discursos. Apesar de os magazines apresentarem a lógica do sex machine  (CATONNÉ, 2001), as diferenças situam-se entre: ter prazer para conquistar e dar prazerpara multiplicá-lo.

Biografia do Autor

Luciana Zucco

Assistente social, doutora em Ciências da Saúde (IFF/FIOCRUZ) e professora adjunta do Departamento deServiço Social da Universidade Federal de Santa Catarina (CSE/UFSC).

Amanda Frazão

Assistente social, residente em Oncologia pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA).

Downloads

Publicado

03-04-2012

Como Citar

Zucco, L., & Frazão, A. (2012). “Sexo pelo sexo” para homens e “sexo por amor” para mulheres. Revista Em Pauta: Teoria Social E Realidade contemporânea, (28), 147–164. https://doi.org/10.12957/rep.2011.2939

Edição

Seção

Diversidade Sexual e de Gênero