As Lutas dos Desempregados na Argentina

Autores

  • Kátia Iris Marro

DOI:

https://doi.org/10.12957/rep.2010.2884

Resumo

Este artigo aborda pesquisa sobre alguns elementos do significado político-social das lutas dos trabalhadores desempregados na Argentina que, como expressão de um “novo” quadro histórico aberto a partir da ofensivado capital pela desestruturação do trabalho –contrarreformas econômicas e político-sociais que se consolidam a partir da década de 1990 –, evidenciamum momento de redefinição da identidade de luta das classes subalternas.Nessa direção, o artigo conclui que ao tempo em que esses sujeitos mostraramtraços de resistência na configuração da “questão social”, ensaiaram episódicas– porém importantes – tentativas de reconstrução da iniciativa autônoma naexperiência histórica das classes subalternas.

Biografia do Autor

Kátia Iris Marro

Licenciada em Trabalho Social pela Universidade Nacional de Rosário (UNR, Argentina). Mestre e Doutora em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora do Curso de Serviço Social do PoloUniversitário de Rio das Ostras da Universidade Federal Fluminense (UFF). Endereço postal: Polo Universitário de Rio das Ostras (UFF), Rua Recife s/n, Jardim Bela Vista, Rio das Ostras, Rio de Janeiro, Cep: 28.890-000.

Downloads

Publicado

03-04-2012

Como Citar

Marro, K. I. (2012). As Lutas dos Desempregados na Argentina. Revista Em Pauta: Teoria Social E Realidade contemporânea, (25), 51–72. https://doi.org/10.12957/rep.2010.2884

Edição

Seção

Lutas e Movimentos Sociais