Políticas de formação para o trabalho e a socialização do conhecimento

Autores

  • Moacyr Salles Ramos Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) Universidade Federal Fluminense (UFF)
  • Inez Stampa Pontifícia Universidade Católica - PUC - Rio

DOI:

https://doi.org/10.12957/rep.2016.27862

Resumo

Este artigo se propõe a refletir sobre os limites e possibilidades da socialização do conhecimento científico e tecnológico no contexto das políticas contemporâneas de formação para o trabalho. Considera-se como elemento central do debate a questão da socialização do conhecimento como instrumentalização para a luta da classe trabalhadora contra o capital. Para tal, partimos das experiências de programas como o ProJovem, o Proeja e o Pronatec, aprofundando o debate sobre este último, apontando sua estratégia de submissão da classe trabalhadora, mediante a democratização da oferta de educação profissional sem socialização do conhecimento e elevação de escolaridade.

Palavras-chave: trabalho; políticas sociais; educação profissional; Pronatec.

 

Abstract – This article aims to reflect on the limits and possibilities of the socialization of scientific and technological knowledge in the context of contemporary policies for labor training. A central point to the debate is the question of the socialization of knowledge as instrumentalization for the struggle of the working class against capital. To do this, we start from experiences of programs such as ProJovem, Proeja and Pronatec, debating the last one in depth, pointing out its strategy of working class submission through the democratic provision of education without socialization of knowledge and higher education.

Keywords: labor; social policies; professional education; Pronatec.

 

Biografia do Autor

Moacyr Salles Ramos, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) Universidade Federal Fluminense (UFF)

Doutorando em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Atua como pedagogo na Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Inez Stampa, Pontifícia Universidade Católica - PUC - Rio

Assistente social e socióloga (UERJ). Doutora em Serviço Social pela PUC-Rio. Professora adjunta do Departamento de Serviço Social e do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da PUC-Rio, do qual é atualmente coordenadora. Servidora do Arquivo Nacional/Ministério da Justiça, onde coordena o Centro de Referência das Lutas Políticas no Brasil (1964-1985) – Memórias Reveladas.

Downloads

Publicado

30-03-2017

Como Citar

Ramos, M. S., & Stampa, I. (2017). Políticas de formação para o trabalho e a socialização do conhecimento. Revista Em Pauta: Teoria Social E Realidade contemporânea, 14(38). https://doi.org/10.12957/rep.2016.27862

Edição

Seção

Artigos - Tema Livre | Articles - Free Theme