Universo canavieiro e reprodução das desigualdades sociais

Autores

  • Severina Garcia de Araújo

DOI:

https://doi.org/10.12957/rep.2010.2617

Resumo

O artigo apresenta um estudo no âmbito da nova expansão da agro-indústria canavieira ante a política oficial de incentivo à matriz energética renovável, no contexto da mundialização do capital, sob direção do capital financeiro, que participa do capital produtivo e, juntos, avançam nos negóciosda agricultura e no mercado de terras, agravando o processo de exploração/expropriação da força de trabalho e as desigualdades. O estudo expõe a crescente presença de grupos internacionais que, face ao grande número de traba-lhadores desempregados, recorrem à superexploração de sua força de trabalho, tida como escravidão moderna em termos jurídicos. Por meio do estudo, foi possível concluir que se trata de um dos mecanismos de acumulação por espoliação, próprio da dinâmica capitalista, de modo que o novo cenário revela o paradoxo entre expansão e lucratividade de um lado, pobreza e desigualdades do outro.

Biografia do Autor

Severina Garcia de Araújo

Assistente Social. Mestre em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Doutora em Desenvolvimento, Sociedade e Agricultura pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Pós-Doutora pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Professora do Departamento de Serviço Social e membro do Colegiado do Curso de Pós-Graduação em Serviço Social da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Endereço postal:Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Campus Universitário, Rua Salgado Filho, S/N, Lagoa Nova, Na-tal/RN.
CEP: 59072-910

Downloads

Publicado

01-03-2012

Como Citar

de Araújo, S. G. (2012). Universo canavieiro e reprodução das desigualdades sociais. Revista Em Pauta: Teoria Social E Realidade contemporânea, (26), 49–64. https://doi.org/10.12957/rep.2010.2617

Edição

Seção

Desigualdade Social Em Questão