Crítica à formação profissional em Serviço Social no ensino a distância

Autores

  • Antonio Israel Carlos da Silva Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

DOI:

https://doi.org/10.12957/rep.2016.25389

Resumo

Este artigo analisa as características da metodologia de ensino e o formato da organização curricular da proposta político-pedagógica de formação profissional em Serviço Social. Para tanto, o foco é a modalidade ensino a distância, em uma instituição de ensino superior selecionada para o estudo. Situamos, incialmente, a dinâmica de expansão dos cursos de Serviço Social através do EaD no Brasil e no Ceará. O percurso metodológico desenvolvido consiste em revisão de literatura e pesquisa documental. Assim, apreendemos que o processo formativo na modalidade estudada desenvolve um ensino estrito, mediado por Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) que, por sua vez, virtualizam a dinâmica pedagógica, desconsiderando o processo de ensino/aprendizagem calcado na relação entre ensino, pesquisa e extensão; além disso, apresenta ausência de contato mais profundo entre professores e estudantes, esboçando uma proposta político-pedagógica cujo formato de organização curricular tende a reproduzir um caráter tecnicista, pragmático e residual na formação profissional em Serviço Social.

Palavras-chave: ensino superior; Serviço Social; formação profissional.

 

DOI: 10.12957/rep.2016.25389

 

 

Abstract – This article analyzes the characteristics of teaching methodology and the format of curricular organization in the political-pedagogical proposal for professional qualification in Social Work. To that effect, it is centered on distance learning in selected higher education institutions. Initially we focused on the dynamic of expansion of social work courses through the distance learning in Brazil and the Ceará state. The methodological approach we developed consisted of a literature review and documental research. Therefore, we apprehended that the process of the professional qualification studied is a narrow method, mediated by information and communication technologies (ICTs), which virtualizes the pedagogical dynamics, neglecting the teaching/learning process based on the relation between education, research and extension. Furthermore, it forgoes deeper contact between teachers and students, and draws a political-pedagogical proposal of curricular organization whose format tends to reiterate a character of technicality, pragmatism and deficiency in the professional qualification in Social Work.

Keywords: higher education; Social Work; professional qualification.

Biografia do Autor

Antonio Israel Carlos da Silva, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Mestrando em Serviço Social pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Downloads

Publicado

01-10-2016

Como Citar

da Silva, A. I. C. (2016). Crítica à formação profissional em Serviço Social no ensino a distância. Revista Em Pauta: Teoria Social E Realidade contemporânea, 14(37). https://doi.org/10.12957/rep.2016.25389

Edição

Seção

Artigos - Dossiê Temático | Articles - Thematic Dossier