Serviço Social, Trabalho e Tecnologia da Informação

Autores

  • Renato Veloso

DOI:

https://doi.org/10.12957/rep.2011.2499

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar uma reflexão sobre o potencial da Tecnologia da Informação (TI) para o exercício profissional dos assistentes sociais, buscando demonstrar que sua incidência no trabalho cotidiano, no âmbito das políticas sociais, pode promover alterações qualitativas no processamento das atividades profissionais e na melhoria do acesso aos direitos sociais por usuários e usuárias. Parte-se do pressuposto de que a TI pode ter um papel importante para o Serviço Social, desde que sua incorporação ao trabalho dos profissionais se dê de forma subordinada aos princípios e valores fundamentais ao exercício profissional, presentes no Projeto Ético-Político profissional construído pela categoria de assistentes sociais ao longo das últimas décadas. 

Biografia do Autor

Renato Veloso

Assistente Social; Doutor em Serviço Social pela UFRJ; Professor Adjunto da Faculdade de Serviço Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e do Curso de Serviço Social da Universidade Veiga de Almeida; Coordenador do Projeto de Pesquisa “Tecnologia da Informação a Serviço do Social: um estudo sobre o seu potencialpara a gestão pública”, financiado pelo CNPq, e do Projeto de Extensão “Tecnologias da Informação: assessoriaa processos de apropriação” (DEPEXT-UERJ); Assistente Social da SESDEC- RJ, lotado no HPC-JCM. EndereçoPostal: Rua São Francisco Xavier, n. 524, 8º andar, sala 8032-D, Maracanã, Rio de Janeiro.
E-mail: rsveloso@gmail.com

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Publicado

07-02-2012

Como Citar

Veloso, R. (2012). Serviço Social, Trabalho e Tecnologia da Informação. Revista Em Pauta: Teoria Social E Realidade contemporânea, (27), 71–90. https://doi.org/10.12957/rep.2011.2499

Edição

Seção

Serviço Social