Trabalho emocional e gênero: dimensões do trabalho no Serviço Social

Autores

  • Débora de Paula Bolzan Universidade Federal do Tocantins (UFTO)

DOI:

https://doi.org/10.12957/rep.2015.21054

Resumo

Este resumo analisa o trabalho emocional de assistentes sociais, tomando como base uma pesquisa de mestrado desenvolvida na região metropolitana de Goiânia (GO). Para tanto, propõe uma discussão da temática, pouco conhecida no Serviço Social, e traça o objetivo de identificar como a apropriação do trabalho emocional é feita nessa profissão. Os resultados apontam que a gestão emocional é uma das diferentes dimensões e exigências do trabalho no Serviço Social e identificam que assistentes sociais vivenciam e gerenciam emoções, em grau considerável, e alteram o gerenciamento emocional nas diferentes demandas, competências e situações relacionadas à profissão. Não obstante, verificou-se que o trabalho no Serviço Social envolve uma interseção intrínseca a gênero, configurando o trabalho das emoções como sexuado e constitutivo do processo de construção da identidade profissional.

Palavras-chave: Serviço Social; trabalho emocional; gênero; setor de serviços.

DOI: 10.12957/rep.2015.21054

Biografia do Autor

Débora de Paula Bolzan, Universidade Federal do Tocantins (UFTO)

Mestre em Sociologia. Professora do Magistério Superior na Universidade Federal do Tocantins, curso de Serviço Social – campus Miracema.

Downloads

Publicado

23-02-2016

Como Citar

Bolzan, D. de P. (2016). Trabalho emocional e gênero: dimensões do trabalho no Serviço Social. Revista Em Pauta: Teoria Social E Realidade contemporânea, 13(36). https://doi.org/10.12957/rep.2015.21054

Edição

Seção

Artigos - Dossiê Temático | Articles - Thematic Dossier