Marxismo, capitalismo e natureza: pensando algumas questões

Autores

  • Luiz Marcos de Lima Jorge Universidade Federal Fluminense - UFF

DOI:

https://doi.org/10.12957/rep.2015.18627

Resumo

Este artigo apresenta algumas reflexões acerca dos impactos que o desenvolvimento do capitalismo traz à natureza. Privilegiou-se uma análise histórica deste desenvolvimento na qual, num primeiro momento, discutimos a relação do homem com a natureza nas comunidades naturais ou primitivas. Em seguida, discutimos como a religião é uma marca importante nesta relação homem e natureza. A reflexão se desdobra nos elementos que permitem pensar esta natureza como paisagem, em que o turismo é uma das formas de fazer com que esta natureza gere valor. O estudo aborda também o conceito de “sociedade do espetáculo”, no qual a natureza transformada em paisagem e a paisagem transformada em mercadoria é contemplada de forma passiva, como espetáculo, por aqueles que podem desfrutar deste artigo de luxo.

 

Palavras-chave: capitalismo; natureza; mercadoria; espetáculo; turismo.

Biografia do Autor

Luiz Marcos de Lima Jorge, Universidade Federal Fluminense - UFF

Doutor em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Professor Associado da Escola de Serviço Social da Universidade Federal Fluminense.

Downloads

Publicado

16-09-2015

Como Citar

Jorge, L. M. de L. (2015). Marxismo, capitalismo e natureza: pensando algumas questões. Revista Em Pauta: Teoria Social E Realidade contemporânea, 13(35), 169–183. https://doi.org/10.12957/rep.2015.18627

Edição

Seção

Artigos - Dossiê Temático | Articles - Thematic Dossier