A relação natureza-sociedade no modo de produção capitalista

Autores

  • Fabiane Agapito Campos de Souza Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ Prefeitura de Resende-RJ

DOI:

https://doi.org/10.12957/rep.2015.18626

Resumo

Marx empreendeu um profundo estudo sobre a sociedade capitalista; atualmente, porém, a sua contribuição para o entendimento desta sociedade tem sido questionada devido, principalmente, à derrocada do socialismo real. Este artigo sustenta a tese de que o objetivo da obra marxiana foi entender a sociedade capitalista e seu funcionamento. Mesmo temas tão atuais como a questão ambiental, objeto principal deste artigo, podem ser debatidos a partir dos fios condutores do pensamento crítico-dialético. A natureza tem sido alvo dos mais variados discursos e a sustentabilidade, discussão fomentada pela ONU, visa dar um norte aos processos sociais para o combate à devastação ambiental em curso. Entretanto, este trabalho analisará esse discurso e ainda lançará desafios amparados no autor mencionado.

Palavras-chave: marxismo; sustentabilidade; natureza; capital e trabalho.

Biografia do Autor

Fabiane Agapito Campos de Souza, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ Prefeitura de Resende-RJ

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Assistente Social na Prefeitura de Resende-RJ.

Downloads

Publicado

16-09-2015

Como Citar

Souza, F. A. C. de. (2015). A relação natureza-sociedade no modo de produção capitalista. Revista Em Pauta: Teoria Social E Realidade contemporânea, 13(35), 153–168. https://doi.org/10.12957/rep.2015.18626

Edição

Seção

Artigos - Dossiê Temático | Articles - Thematic Dossier