Crise do capital, neoconservadorismo e Serviço Social no Brasil: apontamentos para o debate

Autores

  • José Fernando Siqueira da Silva Silva Universidade Estadual Paulista - UNESP

DOI:

https://doi.org/10.12957/rep.2015.18624

Resumo

O artigo apresentado oferece apontamentos críticos para o debate sobre as expressões do neoconservadorismo no Serviço Social brasileiro no atual estágio de acumulação do capital. O texto, inspirado no ponto de vista da totalidade, radicalmente histórico e vinculado às condições impostas por determinada historicidade (Marx-Lukács), indica tendências teórico-práticas atuais no campo particular do Serviço Social. Faz isto certamente sem qualquer traço endógeno e abstrato, ressaltando a reconstrução mental de uma dinâmica contida no movimento da própria realidade. Analisar como essa profissão e os assistentes sociais estão se inserindo nessa complexidade materialmente posta, historicamente vinculada à sua gênese como profissão, é condição básica para reafirmar sua inserção crítico-propositiva nessa realidade.

 

Palavras-chave: serviço social; neoconservadorismo; projeto ético-político profissional

Biografia do Autor

José Fernando Siqueira da Silva Silva, Universidade Estadual Paulista - UNESP

Assistente Social. Doutor em Serviço Social pela PUC e livre-docente em Serviço Social pela UNESP. Professor colaborador da proposta APCN-2015 apresentada pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) à área de Serviço Social da CAPES (curso: Política Social e Serviço Social)

Downloads

Publicado

16-09-2015

Como Citar

Silva, J. F. S. da S. (2015). Crise do capital, neoconservadorismo e Serviço Social no Brasil: apontamentos para o debate. Revista Em Pauta: Teoria Social E Realidade contemporânea, 13(35), 99–125. https://doi.org/10.12957/rep.2015.18624

Edição

Seção

Artigos - Dossiê Temático | Articles - Thematic Dossier