Augusto Boal e o Teatro do Oprimido

Autores

  • William Berger UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.12957/rep.2014.13028

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar, de forma breve, o caráter revolucionário da vida e da obra do teatrólogo e ativista político brasileiro Augusto Boal e sua criação coletiva no Teatro do Oprimido. Boal ficou mundialmente conhecido pela criação deste método, hoje praticado nos cinco continentes. Parte de sete tópicos que buscam relacionar o caminho da pesquisa com a trajetória de Augusto Boal: do Núcleo de Teatro Arena de São Paulo à atual expansão do método “Brasil adentro e mundo afora”, passando pela Ditadura Militar no Brasil. São os seguintes: 1. Metodologia; 2. O Oprimido e a Revolução: um diálogo entre conceitos e processos; 3. Augusto Boal: antecedentes, ditadura e criação do Teatro do Oprimido; 4. Teatro do Oprimido: as etapas iniciais do método; 5. Breve historiografia do Teatro do Oprimido; 6. O Teatro do Oprimido é um teatro revolucionário?; e 7. A Árvore do Teatro do Oprimido. Por fim, traça algumas considerações finais a respeito dos rumos do Teatro do Oprimido na atual conjuntura.

 

Palavras-chave: Augusto Boal; Teatro do Oprimido; Teatro Arena; revolução;ditadura militar.

Biografia do Autor

William Berger, UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Assistente Social.Doutorando em Serviço Social (UERJ), Mestre em Serviço Social (PUC-Rio) e Bacharel em Serviço Social (UFES). Ator, diretor e multiplicador do Teatro do Oprimido formado pela Escola de Teatro e Dança FAFI (ES), Escola de Cinema Darcy Ribeiro (RJ) e Centro de Teatro do Oprimido (RJ), sob coordenação artística de Augusto Boal (in memoriam). Bolsista FAPERJ.

Downloads

Publicado

30-09-2014

Como Citar

Berger, W. (2014). Augusto Boal e o Teatro do Oprimido. Revista Em Pauta: Teoria Social E Realidade contemporânea, 12(33). https://doi.org/10.12957/rep.2014.13028

Edição

Seção

Artigos - Dossiê Temático | Articles - Thematic Dossier