Ocupação das escolas paulistas: uma análise jurídica crítica / Occupation of Brazillian schools: a critical legal analysis

Autores

  • Ligia Ziggiotti de Oliveira Universidade Federal do Paraná
  • Gustavo Bussmann Ferreira Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.12957/dep.0.24930

Palavras-chave:

Educação Emancipatória, Direitos Humanos, Ocupação das Escolas Paulistas / Emancipatory education, human rights, Occupation of public schools in São Paulo.

Resumo

DOI: 10.1590/2179-8966/2017/24930.

Resumo

O artigo apresenta reflexões inspiradas em uma concepção crítica de direitos humanos em relação às experiências de ocupação das escolas públicas paulistas. Considerando as características do neoliberalismo e da globalização na homogeneização das sociedades, a resistência protagonizada pelas(os) jovens, marcado por violência, demonstra a possibilidade de serem atuantes diretamente na construção das atividades escolares e de se responsabilizarem pela estruturação daquele espaço.

Palavras-chave: Educação emancipatória; direitos humanos; ocupação das escolas paulistas.

Abstract

The aim of this paper is to point some thoughts inspired in a critical concept of human rights in relation to the experiences of public schools occupations in Sao Paulo. Considering the characteristics of the neoliberal projects and the globalization in the homogeneity of societies, the context of resistance featured by the young students and characterized by violence of the state police officers demonstrate the possibility of being active straightly in the construction of new realities regarding scholar activities.

Keywords: Emancipatory education; human rights; Occupation of public schools in São Paulo.

Biografia do Autor

Ligia Ziggiotti de Oliveira, Universidade Federal do Paraná

Doutoranda em Direitos Humanos e Democracia pelo Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal do Paraná. Mestra em Direito das Relações Sociais pela mesma instituição (2015). Professora de Direito Civil da graduação em Direito do Centro Universitário Autônomo do Brasil, e dos cursos de especialização da Academia Brasileira de Direito Constitucional e da Universidade Positivo. Visitou, como pesquisadora, o Instituto Max-Planck de Direito Comparado e Direito Internacional Privado em Hamburgo, na Alemanha. Atua no Núcleo de Estudos em Direito Civil Constitucional e no Núcleo de Pesquisa Direitos Humanos e Vulnerabilidades, junto à Universidade Federal do Paraná; bem como na Comissão da Diversidade Sexual e de Gênero e na Comissão de Estudos sobre Violência de Gênero, junto à OAB-Paraná. Advogada. E-mail: ziggiotti@gmail.com.


Gustavo Bussmann Ferreira, Universidade Federal do Paraná

Doutorando em Direitos Humanos e Democracia pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Paraná. Pesquisador bolsista pela CAPES. Mestre em Direitos Humanos e Democracia pela mesma instituição (2015). Membro do Grupo de Pesquisa Direitos Humanos e Vulnerabilidades da Universidade Federal do Paraná. Membro do grupo de pesquisa em Constitucionalismo e Democracia pela Universidade Federal do Paraná. Trial Monitor pela American Bar Association - casos selecionados - Fevereiro de 2015. Advogado. Linhas de pesquisa em Direitos Humanos e Multiculturalismo, Constitucionalismo Democrático e Direito Internacional, com ênfase no procedimento e jurisdição da Corte Penal Internacional. Membro da Comissão da Diversidade Sexual e Gênero da OAB/PR. Pesquisador na Universidade de Leiden, Holanda, no summer course de Orientação Sexual e Identidade de Gênero e o Direito Internacional, 2016. E-mail: gus.bussmann@gmail.com.


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Publicado

2017-12-06

Como Citar

Ziggiotti de Oliveira, L., & Bussmann Ferreira, G. (2017). Ocupação das escolas paulistas: uma análise jurídica crítica / Occupation of Brazillian schools: a critical legal analysis. Revista Direito E Práxis, 8(4), 2688–2707. https://doi.org/10.12957/dep.0.24930

Edição

Seção

Artigos inéditos