Disciplina, biopolítica e “sidadanização”: considerações a partir do aplicativo A Hora é Agora – Testar nos deixa mais fortes /Discipline, biopolitics and “sidadanization”: considerations from the application A Hora é Agora – Testar nos deixa mais fortes

Autores

  • Dhyego Câmara de Araujo Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.12957/dep.2017.22533

Palavras-chave:

Homossexualidade, Foucault, Biopolítica, Aids / Homosexuality, Biopolitics, Aids.

Resumo

DOI: 10.1590/2179-8966/2017/22533

Resumo

Apoiado no instrumental teórico de Michel Foucault, o presente artigo busca compreender e explicitar quais as estratégias de poder-saber emaranhadas no aplicativo A Hora é Agora – Testar nos deixa mais fortes, na medida em que se trata de uma prática que se dá em torno do dispositivo da sexualidade, e que este, por sua vez, funciona como ponto de intersecção entre os mecanimos disciplinares e as tecnologias biopolíticas. O argumento é que que tal política pública de saúde se apresenta, desse modo, como objeto e instrumento de normalização de corpos individuais e da população, bem como atuando na fabricação da subjetividade de homossexuais e homens que fazem sexo com outros homens marcada pelo estigma da aids.

Palavras-chave: Homossexualidade; Foucault; Biopolítica; Aids.

 

Abstract

From the Michel Foucault’s theorical work, this article aims to investigate and explicit which power-knowledge strategies are entangled at the application A Hora é Agora – Testar nos deixa mais fortes, in that it is a practice that occur around the sexuality device, which works as an intersection point between disciplinary mechanisms and biopolitics technologies. It is argued that this public healthy polici works such as an object and also an instrument of standardization of individual bodies and the population, as well as acting in the production of subjectivity of homosexuals and men who have sex with other men marked by the aids stigma.

Keywords: Homosexuality; Foucault; Biopolitics; Aids.

Biografia do Autor

Dhyego Câmara de Araujo, Universidade Federal do Paraná

Bacharel em Direito pela Universidade Estadual de Londrina. Mestrando em Direito do Estado pela Universidade Federal do Paraná (bolsista CAPES). Pesquisador em Gênero, Biopolítica, Teoria do Direito, Filosofia do Direito e Direito do Estado.

Downloads

Publicado

2017-09-20

Como Citar

de Araujo, D. C. (2017). Disciplina, biopolítica e “sidadanização”: considerações a partir do aplicativo A Hora é Agora – Testar nos deixa mais fortes /Discipline, biopolitics and “sidadanization”: considerations from the application A Hora é Agora – Testar nos deixa mais fortes. Revista Direito E Práxis, 8(3), 1833–1862. https://doi.org/10.12957/dep.2017.22533

Edição

Seção

Artigos inéditos