"Seminário Direito e Revolução: 100 anos da revolução que transformou o mundo e sua atualidade"

2017-07-27

Chamada de Trabalhos

Seminário Direito e Revolução: 100 anos da revolução que transformou o mundo e sua atualidade

A Revista Direito e Práxis, em parceria com o PPGD-UERJ e com o IPDMS — seção Rio de Janeiro, torna público o edital para submissão de trabalhos para o Seminário “Direito e Revolução: 100 anos da revolução que transformou o mundo e sua atualidade”, a ser realizado na Faculdade de Direito da UERJ nos dias 24 e 25 de outubro de 2017.

O objetivo do evento é criar um espaço de debates acadêmicos em torno dos 100 anos da Revolução Russa e a sua importância para o desenvolvimento da história recente da humanidade e para a compreensão dos fenômenos políticos e jurídicos da atualidade. A chamada de trabalhos visa à congregação de pesquisas que reflitam sobre a Revolução Russa, movimentos contestatórios, protestos, revoluções contemporâneas e seus impactos políticos e jurídicos, bem como a produção de conceitos e paradigmas analíticos deles decorrentes. De que forma, hoje, se produz e se organiza o contraponto ao sistema capitalista e em que medida a Revolução Russa é uma referência para esse caminho de resistências?

Os resumos deverão ser submetidos via revrussa100anosdep@gmail.comem arquivo Word; com até 1.500 caracteres com espaço até o dia 28 de agosto de 2017. Abaixo do título e alinhado à direita deve vir uma breve qualificação do(s) autor(es) e e-mail para contato.

Os trabalhos completos relativos aos resumos aprovados deverão ser enviados conforme as regras indicadas no anexo deste edital até o dia 16 de outubro de 2017. Tais trabalhos deverão ter pertinência com os seguintes eixos temáticos:

  1. Revolução russa, marxismo e forma jurídica;
  2. Revoluções no centro e na periferia: história dos movimentos sociais;
  3. Movimentos contestatórios: protestos e criminalização dos movimentos sociais;
  4. Gênero, raça, classe: intersecção das lutas e reprodução social;
  5. Reforma e/ou revolução;
  6. Lutas por direitos sociais e reforma trabalhista.

Os trabalhos serão analisados pela Comissão Científica do Seminário, e os resumos selecionados serão agrupados por afinidade temática para apresentação nas duas tardes de evento. Os trabalhos completos também serão avaliados para possíveis ajustes e comporão os anais do Seminário (com ISSN).

Os autores que tiverem trabalhos aprovados deverão custear com recursos próprios a participação no Seminário. Maiores informações em breve, no site do evento.

COMISSÃO ORGANIZADORA

ANEXO

Regras para envio do trabalho completo

Os trabalhos completos dos resumos aprovados deverão ser submetidos exclusivamente via o endereço de e-mail revrussa100anosdep@gmail.comaté o dia 16 de outubro de 2017, seguindo as seguintes diretrizes:

1) Devem conter entre 15 e 25 páginas, incluindo texto e referências bibliográficas.

2) Os trabalhos podem ser enviados em co-autoria de no máximo 3 autores.

3) O título deverá ser idêntico ao registrado no resumo e redigido em fonte Calibri, tamanho 14, negrito, alinhamento centralizado;

4) As laudas devem ser em A4, margens superior e esquerda de 3 cm, margens inferior e direita de 2 cm, alinhamento justificado, fonte Calibri, tamanho 12, espaçamento entre linhas de 1,5.

5) As notas devem ser sucintas, redigidas em rodapé e numeradas ao longo do texto, conforme a ABNT.

6) Primeira linha de cada parágrafo com espaço de 1,5 cm em relação à margem esquerda.

7) Os arquivos devem ser submetidos com o título do trabalho (ex. titulo.doc ou título.rtf).

8) Os arquivos devem ser enviados em extensão word 97 (.doc) ou em Rich Text Format (.rtf).

9) Os autores deverão utilizar as normas da ABNT para citações (NBR 10520) e para referências bibliográficas (NBR 6023). A exatidão e adequação das referências a trabalhos que tenham sido mencionados no texto são da responsabilidade dos autores.