Investigando laços afetivos com a escola a partir de mapas ambientais

Autores

  • Maíra Longhinotti Felippe Università degli Studi di Ferrara – UNIFE
  • Luana dos Santos Raymundo Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC
  • Ariane Kuhnen Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC

DOI:

https://doi.org/10.12957/epp.2013.8604

Palavras-chave:

Ambiente escolar, Adolescência, Preferência ambiental, Psicologia ambiental

Resumo

Este estudo investigou lugares na escola em que se gosta mais e menos de estar e as características físicas e psicossociais que os fazem mais ou menos preferidos segundo os participantes da pesquisa, 508 estudantes de uma escola pública de Santa Catarina. A investigação ocorreu por meio de um questionário contendo perguntas abertas e um mapa ilustrativo da escola. Entre os lugares mais preferidos para se estar destacaram-se os pátios, o ginásio poliesportivo e a cantina, sendo a possibilidade de execução de atividades agradáveis a justificativa mais recorrente para se gostar de um determinado ambiente. Já o refeitório, a sala de aula e a biblioteca foram os mais citados como menos preferidos, especialmente em razão de atributos físicos e sensações ambientais desagradáveis ali experienciados. A partir de uma maior compreensão das expectativas ambientais de adolescentes na escola, esperamos poder oferecer critérios para a concepção e a requalificação de ambientes escolares.

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Publicado

20-12-2013

Como Citar

Felippe, M. L., Raymundo, L. dos S., & Kuhnen, A. (2013). Investigando laços afetivos com a escola a partir de mapas ambientais. Estudos E Pesquisas Em Psicologia, 13(3), 1010–1038. https://doi.org/10.12957/epp.2013.8604