Normas de desempenho em tarefa de leitura de palavras/pseudopalavras isoladas (LPI) para crianças de 1º ano a 7º ano

Autores

  • Jerusa Fumagalli de Salles Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS
  • Luciane da Rosa Piccolo Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS
  • Renata de Souza Zamo Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS
  • Rudineia Toazza Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.12957/epp.2013.8416

Palavras-chave:

Leitura, Escrita, Alfabetização, Neuropsicologia, Linguagem escrita

Resumo

O instrumento de avaliação de leitura de palavras/pseudopalavras isoladas (LPI), de fácil aplicação e baixo custo, avalia a habilidade de leitura oral (reconhecimento de palavras/ pseudopalavras). São estímulos criteriosamente selecionados conforme regularidade, extensão, frequência e lexicalidade, permitindo avaliar a funcionalidade das rotas de leitura (modelos de dupla-rota). Este estudo apresenta a construção das normas de desempenho (escores totais, em palavras regulares, irregulares e pseudopalavras) para crianças do 1º ano a 7º ano do ensino fundamental, divididas por anos completos de escolarização, idade e tipo de escola. Os resultados mostraram que as crianças de séries e idades mais avançadas apresentaram melhor desempenho em LPI do que as de séries iniciais e mais novas. Os estudantes de escolas privadas tiveram melhor desempenho do que os de escolas públicas. O instrumento pode ser utilizado por diversos profissionais, para complementar a avaliação e subsídio para diagnósticos, planejamento de aulas, encaminhamentos e intervenções.

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Publicado

04-12-2013

Como Citar

Salles, J. F. de, Piccolo, L. da R., Zamo, R. de S., & Toazza, R. (2013). Normas de desempenho em tarefa de leitura de palavras/pseudopalavras isoladas (LPI) para crianças de 1º ano a 7º ano. Estudos E Pesquisas Em Psicologia, 13(2), 397–419. https://doi.org/10.12957/epp.2013.8416

Edição

Seção

Dossiê Metalinguagem