Um estudo bioecológico das relações de amizade em sala de aula inclusiva

Autores

  • Rosana Assef Faciola Universidade Federal do Pará – UFPA
  • Fernando Augusto Ramos Pontes Universidade Federal do Pará – UFPA
  • Simone Souza da Costa Silva Universidade Federal do Pará – UFPA

DOI:

https://doi.org/10.12957/epp.2012.8306

Palavras-chave:

Educação inclusiva, Relações de amizade, Desenvolvimento infantil, Inserção ecológica

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa, a qual investigou as interações entre uma aluna com deficiência visual e seus colegas, em uma sala de aula inclusiva, de uma escola pública de Belém do Pará, com o objetivo de averiguar como se estabelecem as relações de amizade neste contexto de desenvolvimento. Para a coleta de dados foram utilizadas duas técnicas: a observação e a entrevista sociométrica com o sujeito focal e seus colegas de classe. Os dados obtidos mostraram que as respostas da aluna quanto as suas preferências de amizade estão relacionadas à cooperação e ao compartilhamento em sala de aula e na área de recreação. O mesmo não aconteceu com os outros alunos, cujos dados obtidos na entrevista e observação, apontaram diferenças relevantes quanto às preferências de amizade, sobretudo no que se refere à aluna com deficiência.

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Publicado

01-04-2012

Como Citar

Faciola, R. A., Pontes, F. A. R., & Silva, S. S. da C. (2012). Um estudo bioecológico das relações de amizade em sala de aula inclusiva. Estudos E Pesquisas Em Psicologia, 12(1), 76–92. https://doi.org/10.12957/epp.2012.8306