O MENINO E O TEMPO

Autores

  • Nympha Amaral PUC/Rio

Resumo

Existem especificidades no atendimento psicanalítico com crianças e adolescentes. O final do tratamento, que é um dos aspectos a serem destacados quando pensamos nesta clínica, encontra-se em relevo neste artigo, que interroga os limites da psicanálise com adolescentes, através da apresentação de um caso clínico no qual a autora relata os passos da análise de um menino, dos 11 aos 15 anos, levada ao seu término.

O atendimento ao jovem serve de fundamento para a discussão mais geral sobre o final de análise, a partir dos avanços de Lacan acerca da topologia, especialmente aqueles apresentados no texto do Ètourdit (1972), retornando, a seguir, a questão para a clínica de adolescentes, na medida em que, segundo Freud, a incidência da “segunda onda de investimento da libido” tem conseqüências a serem ainda pesquisadas pelos analistas em seu aspecto teórico-clínico.

Downloads

Publicado

01-01-2003

Como Citar

Amaral, N. (2003). O MENINO E O TEMPO. Estudos E Pesquisas Em Psicologia, 1(1), 18–24. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revispsi/article/view/7689