O processamento silábico em crianças e sua relação com o processamento fonológico

Autores

  • Francis Ricardo dos Reis Justi Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF
  • Cláudia Nascimento Guaraldo Justi Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF

DOI:

https://doi.org/10.12957/epp.2017.37133

Palavras-chave:

consciência fonológica, memória, priming silábico

Resumo

O presente estudo investigou o efeito de priming silábico e da estrutura silábica na leitura. Participaram dessa pesquisa 88 crianças falantes do português brasileiro que cursavam do 1º ao 4º ano do Ensino Fundamental. Utilizou-se uma tarefa de decisão lexical e observou-se um efeito de priming silábico no tempo de reação e um efeito da estrutura silábica na porcentagem de erros. A memória de trabalho fonológica correlacionou-se com o efeito da estrutura silábica, mas a consciência fonológica não. Nenhuma dessas variáveis se correlacionou com o efeito de priming silábico. Discutiu-se o papel do processamento fonológico no processamento da leitura.

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Publicado

12-09-2018

Como Citar

Justi, F. R. dos R., & Justi, C. N. G. (2018). O processamento silábico em crianças e sua relação com o processamento fonológico. Estudos E Pesquisas Em Psicologia, 17(2), 595–615. https://doi.org/10.12957/epp.2017.37133

Edição

Seção

Psicologia do Desenvolvimento