O desenvolvimento de brincadeiras criativas no contexto dos parquinhos públicos

Autores

  • Amanda Santos de Souza Universidade Salvador - UNIFACS
  • Paula Sanders Pereira Pinto Universidade Salvador - UNIFACS

DOI:

https://doi.org/10.12957/epp.2017.35349

Palavras-chave:

uso criativo, brincar, infância

Resumo

O objetivo deste estudo foi investigar o desenvolvimento de brincadeiras criativas em um parquinho público localizado na cidade de Salvador (BA). Considera-se uso criativo todas as variações do seu uso original. Trata-se de um estudo exploratório, descritivo e analítico, dividido em duas etapas, no qual foram identificadas as brincadeiras criativas mais comuns antes e depois da reforma do parquinho. Os dados foram coletados através de sessões de observação de brincadeiras e analisados qualitativamente. Verificou-se que a brincadeira criativa foi utilizada pelas crianças antes e após a reforma do parquinho. Antes da reforma, o uso criativo foi feito logo no início das brincadeiras; depois, este tipo de exploração ocorreu após o uso funcional do espaço e dos equipamentos, uma vez que estavam em melhores condições de uso. Ressalta-se a necessidade da construção de parquinhos públicos mais atrativos e que estimulem a criatividade de uma maneira segura, considerando os perigos que um espaço danificado pode trazer para a saúde das crianças.

Downloads

Publicado

09-07-2018

Como Citar

Souza, A. S. de, & Pinto, P. S. P. (2018). O desenvolvimento de brincadeiras criativas no contexto dos parquinhos públicos. Estudos E Pesquisas Em Psicologia, 17(1), 406–425. https://doi.org/10.12957/epp.2017.35349

Edição

Seção

Psicologia do Desenvolvimento