O narcisismo na docência universitária

Autores

  • Rafaela Brandão Alves Universidade Federal de Goiás - UFG
  • Bárbara Taveira Fleury Curado Universidade Federal de Goiás - UFG

DOI:

https://doi.org/10.12957/epp.2017.34940

Palavras-chave:

narcisismo, docência, universidade, ideal, castração

Resumo

O presente artigo é um ensaio teórico que propõe discutir um dos não-ditos que circulam os corredores da academia: o narcisismo que perpassa a docência universitária. Para isso, será abordado o conceito de narcisismo para a Psicanálise, extraindo deste tanto a sua face estruturante, quanto aquela que aponta para o excesso na busca por olhares. Parte-se do ponto de vista de que a conjuntura socioeconômica vigente corrobora para o fomento desse narcisismo em todas as esferas da vida humana, o que não se faria diferente no fazer docente, já que o reconhecimento do professor é proporcional às suas linhas no currículo Lattes. Desse modo, este ensaio busca problematizar os efeitos do narcisismo na relação docente-discente e na produção do mal-estar sofrido pelos professores universitários. Por fim, é abordada a face oculta do ódio, subjacente à face do amor, como uma possibilidade de realizar o corte na relação espelhada entre docente-discente, a partir do que se daria a transmissão não apenas de saberes, mas da castração insistentemente disfarçada. O que a Psicanálise aponta como essencial quando se fala em transmissão do conhecimento.

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Publicado

09-07-2018

Como Citar

Alves, R. B., & Curado, B. T. F. (2018). O narcisismo na docência universitária. Estudos E Pesquisas Em Psicologia, 17(1), 259–276. https://doi.org/10.12957/epp.2017.34940

Edição

Seção

Psicologia Clínica e Psicanálise