Sintomas internalizantes, externalizantes e relações interpessoais de adolescentes em tratamento para dependência química

Autores

  • Dhiordan Cardoso da Silva Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS
  • Raquel de Melo Boff Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS
  • Maria Isabel Wendling Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS
  • Margareth da Silva Oliveira Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS

DOI:

https://doi.org/10.12957/epp.2016.31676

Palavras-chave:

adolescente, transtornos relacionados ao uso de substâncias, aspectos psicológicos, relações interpessoais

Resumo

O uso de drogas na adolescência produz importantes impactos psicológicos, comportamentais e nos estilos interpessoais do individuo. Este estudo visou examinar e descrever tais aspectos através do instrumento Young Self Report (YSR), uma entrevista clínica semi-estruturada e uma sessão de grupo focal com cinco adolescentes internados pela a dependência de drogas. O discurso dos participantes foi analisado através da Análise de Conteúdo de Bardin, modalidade temática e as sintomatologias clínicas examinadas pelo YSR. O conteúdo do grupo obteve seis categorias finais: habilidades interpessoais, dificuldades interpessoais, aspectos emocionais, aspectos físicos, ambiente escolar e ambiente familiar. Os resultados mostraram características importantes no funcionamento adaptativo, que facilita as relações e problemas clínicos que podem estar associados a estilos menos adaptativos. Este estudo destaca a importância de avaliar os elementos individuais envolvidos na dependência das drogas e no plano terapêutico, bem como, sugerir modelos de intervenções que atendem a essas demandas.

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Publicado

15-03-2018

Como Citar

Silva, D. C. da, Boff, R. de M., Wendling, M. I., & Oliveira, M. da S. (2018). Sintomas internalizantes, externalizantes e relações interpessoais de adolescentes em tratamento para dependência química. Estudos E Pesquisas Em Psicologia, 16(3), 816–830. https://doi.org/10.12957/epp.2016.31676

Edição

Seção

Psicologia do Desenvolvimento