Metas parentais de socialização da emoção e modelos de self: uma articulação conceitual

Autores

  • Deise Maria Leal Fernandes Mendes UERJ
  • Luciana Fontes Pessôa Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio
  • Lilia Iêda Chaves Cavalcante Universidade Federal do Pará – UFPA

DOI:

https://doi.org/10.12957/epp.2016.29171

Palavras-chave:

metas, desenvolvimento, socialização, self, autonomia

Resumo

Este artigo discute a necessidade de articulação entre os conceitos de metas parentais de socialização da emoção e os modelos de desenvolvimento do self, ressaltando-se a importância teórica disto. Para tanto, argumenta que o estudo das metas de socialização remete, forçosamente, à investigação daquilo que os pais almejam para os filhos, especialmente em termos de experiências emocionais e do desenvolvimento de um self mais autônomo, mais interdependente ou relacional, ou autônomo-relacional. O tema, com o foco aqui proposto, tem sido pouco explorado pela literatura PSI, posto que são escassos os estudos que se dedicaram a investigar tal associação. O objetivo deste estudo foi o de propor uma reflexão, a partir de algumas referências teóricas e empíricas, as quais serviram de subsídios para um debate sobre metas parentais e seu impacto no desenvolvimento emocional e do self, de maneira articulada. A partir dessa discussão, espera-se salientar a relevância de uma nova linha de pesquisa na área da psicologia do desenvolvimento que abarque essa temática, na perspectiva de integração desses conceitos, antes assimilados de forma desarticulada.

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Publicado

30-06-2017

Como Citar

Mendes, D. M. L. F., Pessôa, L. F., & Cavalcante, L. I. C. (2017). Metas parentais de socialização da emoção e modelos de self: uma articulação conceitual. Estudos E Pesquisas Em Psicologia, 16(2), 450–468. https://doi.org/10.12957/epp.2016.29171

Edição

Seção

Psicologia do Desenvolvimento