Fatores associados à assertividade de familiares cuidadores de pacientes psiquiátricos

Autores

  • Diego Costa Lima Universidade Federal de São Carlos – UFSCar
  • Marina Bandeira Universidade Federal de São João del Rei – UFSJ
  • Marcos Santos de Oliveira Universidade Federal de São João del Rei – UFSJ

DOI:

https://doi.org/10.12957/epp.2016.29168

Palavras-chave:

fatores associados, assertividade, familiares cuidadores, pacientes psiquiátricos

Resumo

O objetivo do estudo foi avaliar os fatores sociodemográficos associados à assertividade de familiares cuidadores de pacientes psiquiátricos. A amostra foi composta por 53 familiares que cuidavam de pacientes atendidos em um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de uma cidade de porte médio de Minas Gerais. Os instrumentos de medida utilizados foram a Escala de Assertividade Rathus (RAS), que avalia um fator geral de inibição e três fatores específicos de timidez, agressividade e assertividade no sentido de fazer valer seus direitos, e um questionário sociodemográfico e clínico. Os resultados mostraram que ter menor grau de escolaridade e viver sozinho foram fatores preditores de maior grau de inibição e timidez, assim como menor agressividade e assertividade, e possuir um trabalho foi preditor de maior agressividade. Estes resultados apontam para subgrupos de familiares que necessitam de maior apoio e orientação para desenvolver as habilidades necessárias ao relacionamento com os pacientes, no desempenho do papel de cuidadores. Um melhor repertório de assertividade dos familiares, para saber lidar com os comportamentos dos pacientes, poderá contribuir para que eles tenham um menor grau de sobrecarga e melhores condições de prestar cuidados cotidianos aos pacientes. Intervenções psicoeducacionais em serviços de saúde mental poderão desenvolver estas habilidades.

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Publicado

30-06-2017

Como Citar

Lima, D. C., Bandeira, M., & Oliveira, M. S. de. (2017). Fatores associados à assertividade de familiares cuidadores de pacientes psiquiátricos. Estudos E Pesquisas Em Psicologia, 16(2), 414–430. https://doi.org/10.12957/epp.2016.29168

Edição

Seção

Psicologia Social