A História da Psicologia e seu ensinamento há 40 anos desde "'Should the History of Science Be Rated X?" por Stephen Brush

Autores

  • Catriel Fierro Universidad Nacional de Mar del Plata

DOI:

https://doi.org/10.12957/epp.2015.16076

Palavras-chave:

história, psicologia, ensino, história whig, história social

Resumo

Comemorando os quarenta anos do artigo Should the History of Science Be Rated X? de Stephen Brush, propõe-se uma reflexão a respeito da relação entre o ensino da história da psicologia, a historiografia e a formação dos psicólogos. Em primeiro lugar, sintetiza-se a argumentação de Brush em torno à história da ciência e seu ensino. Depois, descreve-se a apropriação desde a história da psicologia e seu ensino de certas problemáticas citadas pelo autor, detalhando a questão da raiz geracional do conhecimento histórico e a necessidade da ampliação do gênero e tarefa histórica. Finalmente, menciona-se a questão da tensão entre a vertente curricular e acadêmica da história. Conclui-se que a adoção de uma moderada atitude crítica e de um marco historiográfico sociológico por parte dos docentes conseguiria evitar um ensino da história parcial e enviesado.

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Publicado

15-04-2015

Como Citar

Fierro, C. (2015). A História da Psicologia e seu ensinamento há 40 anos desde "’Should the History of Science Be Rated X?" por Stephen Brush. Estudos E Pesquisas Em Psicologia, 15(1), 310–330. https://doi.org/10.12957/epp.2015.16076

Edição

Seção

Clio-Psyché