As Indicações das Crianças Sobre uma Edificação Adaptada para a Educação Infantil

Autores

  • Liana Gonçalves Pontes Sodré UNICAMP

Palavras-chave:

Criança, Educação Infantil, edificações escolares

Resumo

As edificações estão cada vez mais voltadas para atender às necessidades dos seres humanos e, neste sentido, este estudo teve por propósito analisar a qualidade do ambiente de uma escola adaptada para funcionar como um espaço de Educação Infantil. Trata-se de um estudo exploratório, junto a crianças de quatro a seis anos. Elas expressaram, através de desenhos e de explicação/descrição, seus desejos e necessidades do ambiente educacional. Os desenhos e as explicações ou descrições produzidas pelas crianças foram analisados e suas respostas foram ordenadas de forma sintética e objetiva, formando categorias. Nestas, constatam-se: ênfase no ambiente externo, contato ou estudos sobre animais, nos elementos para diversão, brinquedos e brincadeiras, mas também interesse pelos recursos materiais que tradicionalmente compõem os espaços pedagógicos. Independentemente da faixa etária, este estudo confirma que as crianças, como usuárias, são capazes de discriminar aspectos relevantes para o seu processo de desenvolvimento. Além disso, pode-se afirmar que elas, nos espaços de educação pública, nem sempre estão freqüentando ambientes com a qualidade construtiva indicada pelos estudiosos da área de engenharia, arquitetura e psicologia.

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Publicado

01-06-2005

Como Citar

Sodré, L. G. P. (2005). As Indicações das Crianças Sobre uma Edificação Adaptada para a Educação Infantil. Estudos E Pesquisas Em Psicologia, 5(1), 73–91. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revispsi/article/view/11157