A clínica psicanalítica em um ambulatório para adolescentes em conflito com a lei

Autores

  • Maria Beatriz Barra UERJ

Palavras-chave:

Psicanálise, Adolescentes infratores, Sentimento inconsciente de culpa

Resumo

Este trabalho surgiu a partir da investigação, na via da Psicanálise postulada por Freud e Lacan, de o que leva um sujeito à passagem ao ato delituoso, particularmente os crimes ditos edipianos, por Lacan, a partir do próprio discurso produzido pelo sujeito na singularidade do seu ato. A escolha desse tipo de crime deve-se ao fato de termos escutado, em grande número de sujeitos, a presença de um opressivo sentimento de culpa, tomado no eixo clínico, como determinando o ato, visando à punição como forma de alívio. O sujeito pode pagar com sua “pena” o que deve à justiça e à sociedade, entretanto há algo que permanece impagável. O dispositivo psicanalítico oferece condições para que o sujeito possa responder por aquilo que lhe escapa.
Como esse estudo foi pensado e articulado a partir da escuta da analista a adolescentes num ambulatório público, a questão do lugar do analista é evidentemente abordada.

Downloads

Publicado

01-12-2007

Como Citar

Barra, M. B. (2007). A clínica psicanalítica em um ambulatório para adolescentes em conflito com a lei. Estudos E Pesquisas Em Psicologia, 7(3), 431–440. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revispsi/article/view/10871