Em tempo de globalização: a representação social de emprego, trabalho e profissão em adolescentes

Autores

  • Luiz Roberto Paiva de Faria PUC-Campinas
  • Raquel Souza Lobo Guzzo PUC-Campinas

Palavras-chave:

Representações sociais, Trabalho, Emprego, Profissão, Orientação profissional

Resumo

Este trabalho dedicou-se a explorar as representações sociais de Emprego Trabalho e Profissão dos estudantes do ensino meda um programa de orientação vocacional em abordagem qualitativa, um conjunto de seis entrevistas foi realizado, a fim de verificar quais eram os discursos referentes ao tema. A amostra foi composta de 20 sujeitos, sendo 10 de escola pública e 10 de escola particular, sendo as sessões todas em grupo, no intervalo de uma hora e meia cada. Depois de realizadas as entrevistas, foi feita uma análise do conteúdo discursivo originando um gráfico sobre o qual se baseou a interpretação dos resultados.
Os resultados sugerem que os adolescentes referenciam as categorias segundo o status que estas ocupam dentro da nossa cultura. Isso faz com que ignorem um pouco as condições objetivas do mercado de trabalho, e façam a sua escolha preferencialmente a partir de critérios subjetivo tais como satisfação com a atividade ou sucesso na carreira.

Downloads

Publicado

01-12-2007

Como Citar

Faria, L. R. P. de, & Guzzo, R. S. L. (2007). Em tempo de globalização: a representação social de emprego, trabalho e profissão em adolescentes. Estudos E Pesquisas Em Psicologia, 7(3), 387–404. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revispsi/article/view/10866