A Orientação Profissional nas empresas francesas e seu paralelo no Brasil: questões para o orientador profissional brasileiro

Autores

  • Dulce Helena Penna Soares Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • Gisele Sestren Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • Kleber Prado Filho Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • Maria Sara de Lima Dias Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Palavras-chave:

Orientação profissional, Empresas, Recursos humanos

Resumo

A Orientação Profissional (OP) teve suas origens na Psicologia Industrial, pela necessidade de selecionar as pessoas mais capacitadas para o exercício das diferentes funções que se criavam nas indústrias. Foi paulatinamente vinculando-se à orientação educacional, preocupando-se principalmente com a continuação dos estudos e ocupações, visando à formação profissional. Estamos habituados a relacionar a OP como uma prática restrita a escolas e consultórios de psicologia. Atualmente, face à modernização tecnológica, assistimos a uma demanda cada vez maior pela Orientação Profissional e de Carreira nas empresas. O objetivo deste estudo é relatar o desenvolvimento desta atividade na França e levantar algumas questões que poderão ser úteis na inserção do orientador profissional nas empresas aqui no Brasil, discutindo as possibilidades e dificuldades do desempenho desta função.

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Publicado

01-12-2007

Como Citar

Soares, D. H. P., Sestren, G., Prado Filho, K., & Dias, M. S. de L. (2007). A Orientação Profissional nas empresas francesas e seu paralelo no Brasil: questões para o orientador profissional brasileiro. Estudos E Pesquisas Em Psicologia, 7(3), 366–386. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revispsi/article/view/10865