A leitura no ensino médio e o uso das estratégias metacognitivas

Autores

  • Janete Aparecida da Silva Marini Rede Municipal de Jundiaí
  • Maria Cristina Rodrigues Azevedo Joly Universidade São Francisco

Palavras-chave:

Psicometria, Metacognição, Leitura

Resumo

O presente estudo teve por objetivo identificar a freqüência de uso das estratégias metacognitivas de leitura por estudantes do Ensino Médio, verificando a influência das variáveis idade, gênero, série, turno e rede de ensino freqüentada. Participaram 641 estudantes de escolas públicas e particulares, com idade entre 14 e 17 anos.  O instrumento utilizado foi a Escala de Estratégias Metacognitivas de Leitura. A análise dos resultados revelou que as estratégias metacognitivas de leitura do tipo solução de problemas são as mais utilizadas (M=15,38; DP=4,78) entre os participantes.  Os estudantes revelaram usar com mais freqüência as estratégias metacognitivas no durante a leitura (M=26,81; DP=7,91). Verificou-se que as estudantes do sexo feminino fazem mais uso dessas (M=41,12 e DP =11,28) que os estudantes do sexo masculino (M=34,12 e DP= 10,83). Constatou-se diferenças quanto a, idade, rede de ensino, série e turno freqüentado.

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Publicado

01-08-2008

Como Citar

Marini, J. A. da S., & Joly, M. C. R. A. (2008). A leitura no ensino médio e o uso das estratégias metacognitivas. Estudos E Pesquisas Em Psicologia, 8(2), 505–522. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revispsi/article/view/10756