Plantão psicológico como modalidade de atendimento em Psicologia Escolar: limites e possibilidades
DOI:
https://doi.org/10.12957/epp.2014.10472Palavras-chave:
plantão, clínica ampliada, psicologia, escolaResumo
As práticas de Plantão Psicológico na escola dissociam tais intervenções das atividades da Psicologia Escolar, assim como relacionam essa modalidade à necessidade da implementação de um serviço que lhe dê a devida visibilidade institucional. Este trabalho considera tais referências passíveis de reflexão a partir da prática profissional do autor e da leitura atualizada em Psicologia Escolar. Para este fim, toma-se como referência o conceito de Clínica Ampliada e sua correlação com a modalidade de atendimento Plantão Psicológico. Problematiza-se a oportunidade do psicólogo ou psicóloga escolar, dentre outras ações, possibilitar escuta e acolhimento a qualquer pessoa da comunidade escolar que busque esse apoio de modo espontâneo no momento de sua emergência. Para isso, reflete-se sobre a condição do Plantão Psicológico como serviço e como modalidade de atendimento na escola, bem como sobre a psicologia escolar como área de atuação inserida nesse meio complexo de olhares e perspectivas.Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DIREITOS AUTORAIS:
Os trabalhos publicados no espaço virtual da revista Estudos e Pesquisas em Psicologia serão automaticamente cedidos, ficando os seus direitos autorais reservados à revista Estudos e Pesquisas em Psicologia e a sua reprodução total ou parcial (mais de 500 palavras do texto original) deve ser solicitada por escrito ao Editor.
A Revista Estudos e Pesquisas em Psicologia é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 3.0 Não Adaptada.
Permissões além do escopo dessa licença podem estar disponível em http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revispsi/.