Vida humana, mídia e mercado: uma perspectiva sociotécnica das pesquisas com células tronco embrionárias

Autores

  • Júlio Cesar de Almeida Nobre Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA
  • Rosa Maria Leite Ribeiro Pedro Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.12957/epp.2014.10470

Palavras-chave:

redes, controvérsias, células-tronco, vida humana, mídia

Resumo

As novas biotecnologias da reprodução têm se configurado como agentes capazes de instabilizar aquilo que entendemos por vida humana. Neste ambiente, pesquisas envolvendo células-tronco têm pautado artigos acadêmicos e matérias nos principais jornais e revistas do mundo. Os argumentos variam entre a ufania acerca do poder emancipatório da tecnologia e um temor quanto à ausência de limites para conter avanços indesejáveis. Em meio a tais controvérsias, propomos, com base na Teoria Ator-Rede, traçar uma cartografia das redes que fazem circular e acabam por produzir aquilo que entendemos por vida humana, na medida em que esta parece se abrir em turbulência diante das novas biotecnologias da reprodução. Buscamos seguir mediadores em seus desvios e produzir um relato a partir da análise das controvérsias bioéticas a envolver as pesquisas com células-tronco embrionárias. As controvérsias rastreadas nos conduziram a uma forte articulação entre mídia, novas biotecnologias da reprodução e uma lógica mercadológica.

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Publicado

14-04-2014

Como Citar

Nobre, J. C. de A., & Pedro, R. M. L. R. (2014). Vida humana, mídia e mercado: uma perspectiva sociotécnica das pesquisas com células tronco embrionárias. Estudos E Pesquisas Em Psicologia, 14(1), 320–336. https://doi.org/10.12957/epp.2014.10470

Edição

Seção

Psicologia Social