EL DECOMISO DE LAS GANACIAS DE LA CORRUPCIÓN

Autores

  • Isidoro Blanco Cordero Universidade de Alicante

Palavras-chave:

Corrupção. Confisco. Ganhos brutos. Ganhos líquidos. Direito comparado.

Resumo

A prática de determinados delitos, especialmente daqueles ligados ao fenômeno criminal da corrupção, gera, normalmente, benefícios econômicos para os envolvidos. Para privar os corruptos de tais ganhos de origem delitiva, o instrumento de maior eficácia é o confisco. Contudo, há uma dificuldade para se aplicar o termo ganhos na prática, pois possui significado muito difuso, sendo um conceito jurídico de limites incertos. A questão tem alcance tão amplo que é discutida na jurisprudência de alguns países, como Estados Unidos, Alemanha e Itália. Este debate gira em torno de dois princípios: princípio de ganhos líquidos e princípio de ganhos brutos. Numa tentativa de buscar uma aplicação justa e proporcional de um desses princípios, tribunais e parlamentos nacionais vêm se pronunciando a fim de elucidar a matéria.

Biografia do Autor

Isidoro Blanco Cordero, Universidade de Alicante

Professor Titular de Derecho Penal, Universidade de Alicante; Secretário Geral Adjunto da Associação Internacional de Direito Penal (AIDP)

Downloads

Publicado

2013-08-19

Como Citar

Cordero, I. B. (2013). EL DECOMISO DE LAS GANACIAS DE LA CORRUPCIÓN. Revista Eletrônica De Direito Penal, 1(1). Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/redpenal/article/view/7146

Edição

Seção

Artigos