A ESCOLA NACIONAL DA ADMINISTRAÇÃO PENITENCIÁRIA

Autores

  • François Février ENAP

Palavras-chave:

Escola Nacional de Administração Penitenciária. Ministério da Justiça Francês. Formação Profissional. Sistema Penitenciário. Técnicas Inovadoras.

Resumo

Com o objetivo de esclarecer os aspectos institucionais da Escola Nacional de Administração Penitenciária (ENAP), o presente artigo vem expor, elucidativamente, a atual estrutura que compreende tal escola. Instituição pública ligada ao Ministério da Justiça francês, a ENAP, tem como um dos princípios fundamentais, a formação profissional do pessoal penitenciário. Localizada, antes, em 3 regiões distintas, centralizou-se, em 1994, em Agen. Está estruturada em vários edifícios, que ocupam 16 hectares, possuindo uma arquitetura moderna e eficaz, exibindo algumas ferramentas e técnicas inovadoras de aprendizagem. O exemplo francês bem sucedido pode inspirar um modelo semelhante no Brasil como uma alternativa possível para dirimir alguns dos principais problemas do sistema penitenciário nacional.

Biografia do Autor

François Février, ENAP

Diretor de Ensinos Jurídicos da Escola Nacional de Administração Penitenciária (ENAP) – França

Downloads

Publicado

2013-08-20

Como Citar

Février, F. (2013). A ESCOLA NACIONAL DA ADMINISTRAÇÃO PENITENCIÁRIA. Revista Eletrônica De Direito Penal, 1(1). Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/redpenal/article/view/7143

Edição

Seção

Artigos