A AUDIÊNCIA DE SANEAMENTO COMPARTILHADO DO ART. 357, § 3º, DO CPC/2015 E OS PRINCÍPIOS DA COOPERAÇÃO E EFETIVIDADE

Autores

  • Simone Furlan Unimar, Marília/SP
  • Elias Marques de Medeiros Neto Unimar, Marília/SP

DOI:

https://doi.org/10.12957/redp.2017.31700

Palavras-chave:

Saneamento compartilhado, Cooperação, Efetividade

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo estudar, sob a perspectiva do modelo cooperativo de processo, o papel do juiz e sua atuação na fase de organização e saneamento, especificamente na audiência de saneamento prevista no art. 357, § 3º do Código de Processo Civil. No modelo cooperativo de processo, originário do princípio previsto no artigo 6º, do Código de Processo Civil, deverá o juiz promover constante diálogo e debate com os demais sujeitos do processo, com vistas a obter, em tempo razoável, decisão de mérito justa e efetiva. Considerando esse novo modelo processual, deverá o juiz promover o saneamento de eventuais vícios ou irregularidades e, ainda, planejar os próximos passos conjuntamente com os demais sujeitos do processo. Na pesquisa desenvolvida, verificou-se que a realização da audiência saneamento compartilhado, construída de forma cooperativa pelos sujeitos do processo, contribui para dar maior efetividade ao processo e, ainda, para legitimar a prestação da tutela jurisdicional.

DOI: 10.12957/redp.2017.31700

Biografia do Autor

Simone Furlan, Unimar, Marília/SP

Mestre em Direito pela Unimar, Marília/SP. Advogada

Elias Marques de Medeiros Neto, Unimar, Marília/SP

Pós Doutor em Direito Processual Civil pela Universidade de Lisboa. Doutor e Mestre em Direito Processual Civil pela PUC-SP. Professor nos Programas de Doutorado e Mestrado da Unimar e nas pós-graduações da PUC-SP, Mackenzie, EPD e Insper. Advogado. São Paulo/SP.

Downloads

Publicado

2017-12-12

Como Citar

Furlan, S., & de Medeiros Neto, E. M. (2017). A AUDIÊNCIA DE SANEAMENTO COMPARTILHADO DO ART. 357, § 3º, DO CPC/2015 E OS PRINCÍPIOS DA COOPERAÇÃO E EFETIVIDADE. Revista Eletrônica De Direito Processual, 18(3). https://doi.org/10.12957/redp.2017.31700