EMBARGOS DE DECLARAÇÃO NO PROCESSO ELEITORAL: BREVE RELEITURA APÓS A VIGÊNCIA DO CPC-2015

Autores

  • Rodrigo Reis Mazzei Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

DOI:

https://doi.org/10.12957/redp.2016.26613

Palavras-chave:

embargos de declaração, processo eleitoral, tribunais superiores, interpretação, natureza constitucional, novo CPC

Resumo

Este artigo analisa a regulamentação dos embargos de declaração no seio doprocesso eleitoral, bem como a interpretação que tem sido dada pelos Tribunais Superiores.Aborda questões essenciais dos embargos de declaração, como prazo, natureza jurídica,hipóteses de cabimento e efeito suspensivo, muitas das quais objeto de discussão nadoutrina e jurisprudência devido, sobretudo, à diversificação e variedade das normas quetratam do assunto (Código Eleitoral, regimentos internos dos Tribunais e Código deProcesso Civil e Código de Processo Penal – aplicados subsidiariamente), além danecessidade de uma interpretação voltada à natureza constitucional da espécie recursal.Observa as propostas do Projeto do Novo CPC, em trâmite legislativo, para aregulamentação dos embargos de declaração e os impactos que esse novo texto trará aoprocesso eleitoral, pontuando possíveis caminhos para a conciliação entre o “novo”processo civil e o ordenamento eleitoral.

DOI: 10.12957/redp.2016.26613

 

Biografia do Autor

Rodrigo Reis Mazzei, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

Mestre pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo(PUC/SP) .Doutor pela Faculdade Autônoma de Direito(FADISP). Pós doutorado (UFES - bolsa CAPES-REUNI).Professor do curso de mestrado da Universidade Federal doEspírito Santo (UFES). Vice-presidente do Instituto dosAdvogados do Estado do Espírito Santo (IAEES). Presidenteda Escola Superior da Advocacia no Espírito Santo (ESAOAB/ES). Ex-Juiz do Tribunal Regional Eleitoral do EspíritoSanto (TRE-ES).

Downloads

Publicado

2016-12-15

Como Citar

Mazzei, R. R. (2016). EMBARGOS DE DECLARAÇÃO NO PROCESSO ELEITORAL: BREVE RELEITURA APÓS A VIGÊNCIA DO CPC-2015. Revista Eletrônica De Direito Processual, 17(2). https://doi.org/10.12957/redp.2016.26613