RACIONALIDADE JURÍDICA E DIREITO: UM PRESSUPOSTO PARA ESTUDAR O PROCESSO CIVIL CONTEMPORÂNEO SOB A ÉGIDE DO FORMALISMO-VALORATIVO.

Autores

  • Carolina Machado Cyrillo da Silva Centro Universitário Metodista

Palavras-chave:

Racionalidade Prática, Teoria do Direito, Processo Civil, Formalismo-Valorativo.

Resumo

Este trabalho tem por objetivo estabelecer a relação entre a racionalidade jurídica, direito e o processo civil contemporâneo. Para traçar este objetivo seráapresentado o paradigma da cientificidade do direito como objetividade e exatidão para então trabalhar a crítica contemporânea à teoria do direito, bem como introduzir a comparação entre as fases metodológicas do processo civil e a respectiva teoria da racionalidade jurídica associada para o fim desenvolver o direito processual civil contemporâneo, sob a égide do Formalismo-Valorativo, como forma de resgate da racionalidade prática para o direito.

Biografia do Autor

Carolina Machado Cyrillo da Silva, Centro Universitário Metodista

Advogada. Doutoranda em Direito pela Universidadde Buenos Aires (UBA). Mestre em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Especialista em Processo e Constituição pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora do Centro Universitário Metodista –IPA, do Curso de Especialização em Processo e Constituição – UFRGS e do Curso de Especialização em Processo Civil – IMED.

Downloads

Publicado

2016-02-15

Como Citar

Cyrillo da Silva, C. M. (2016). RACIONALIDADE JURÍDICA E DIREITO: UM PRESSUPOSTO PARA ESTUDAR O PROCESSO CIVIL CONTEMPORÂNEO SOB A ÉGIDE DO FORMALISMO-VALORATIVO. Revista Eletrônica De Direito Processual, 6(6). Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/redp/article/view/21572