O TEMPO DO PROCESSO E O TEMPO DA MEDIAÇÃO

Autores

  • Fabiana Marion Spengler UNISC

Palavras-chave:

Tempo do Processo. Tempo da Mediação. Emenda Constitucional 45/2004. Temporalidade. Justiça Social. Mediação

Resumo

O tempo do processo permite que o julgamento desenvolva os seus efeitos jurídicos e sociais. O Direito de um lado, seguindo seus rituais de objetivo a segurança e a certeza jurídica; e pelo outro lado a temporalidade. O tempo do processo e seus rituais se traduzem na expressão ―morosidade. A Emenda Constitucional 45/2004 (EC/45) discute o tempo processual, prevendo uma duração razoável do processo, alcançando uma justiça mais célere. Observando que a aceleração quantitativa nem sempre significa a melhoria qualitativa. O tempo da mediação segue seu ritmo próprio, pois cada mediação é diferente, não somente em tempo. Cada mediação segue seu ritmo próprio. Cabe ao mediador a arte de saber compor com o tempo. A mediação pode organizar as relações sociais, auxiliando os litigantes a encarar os problemas com autonomia, possibilitando o entendimento mútuo e o consenso, com isto reduzindo a dependência de um terceiro (juiz). Nesse contexto será revisada a temporalidade, refletindo sobre a sociedade, o conflito, o processo e a mediação.

Biografia do Autor

Fabiana Marion Spengler, UNISC

Pós-doutora em Direito pela Università degli studi di Roma Tre, em Roma, na Itália. Doutora em Direito pelo programa de Pós-Graduação stricto sensu da Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS – RS. Mestre em Desenvolvimento Regional, com concentração na área Político Institucional da Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC – RS. Docente dos cursos de Graduação e Pós-Graduação lato e stricto sensu da UNISC. Docente da graduação da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ, mediadora judicial, advogada.

Downloads

Publicado

2016-01-19

Como Citar

Marion Spengler, F. (2016). O TEMPO DO PROCESSO E O TEMPO DA MEDIAÇÃO. Revista Eletrônica De Direito Processual, 8(8). Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/redp/article/view/20823