INCIDENTE DE RESOLUÇÃO DE DEMANDAS REPETITIVAS: ESPECIFICAÇÃO DE FUNDAMENTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS E ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE AS REGRAS PREVISTAS NO PROJETO DO NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL E O KAPITALANLEGERMUSTERVERFAHRENSGESETZ DO DIREITO ALEMÃO

Autores

  • Baltazar José Vasconcelos Rodrigues

Palavras-chave:

Coletivização de direitos. Demandas individuais de massa. Crise do Judiciário. Celeridade processual. Importação de institutos estrangeiros.

Resumo

O incidente de resolução de demandas repetitivas foi inserido no Projeto de Novo Código de Processo Civil com ares de esperança, a fim de se tornar uma importante ferramenta no deslinde de demandas individuais de massa. O presente trabalho tem por finalidade analisar os fundamentos práticos e teóricos do instituto, bem como compará-lo com sua fonte de inspiração direta: o Kapitalanleger-Musterverfahrensgesetz, procedimento especial originário do Direito Alemão.

Biografia do Autor

Baltazar José Vasconcelos Rodrigues

Mestrado em Direito Processual pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Bacharel em Direito pela Universidade Federal Fluminense. Procurador do Estado do Rio de Janeiro.

Downloads

Publicado

2016-01-18

Como Citar

Vasconcelos Rodrigues, B. J. (2016). INCIDENTE DE RESOLUÇÃO DE DEMANDAS REPETITIVAS: ESPECIFICAÇÃO DE FUNDAMENTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS E ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE AS REGRAS PREVISTAS NO PROJETO DO NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL E O KAPITALANLEGERMUSTERVERFAHRENSGESETZ DO DIREITO ALEMÃO. Revista Eletrônica De Direito Processual, 8(8). Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/redp/article/view/20817